A disputa pela prefeitura de Belo Horizonte está cada vez mais acirrada, com três principais candidatos: Rogério Correia (PT), Bruno Engler (PL), e Mauro Tramonte (Republicanos). Segundo especialistas, a influência de Lula, Bolsonaro, e Zema pode ser decisiva na escolha do próximo prefeito da capital mineira.
O candidato apoiado por Lula, Rogério Correia, reuniu seis partidos e mais de 200 movimentos populares e entidades sindicais em sua candidatura. A especialista Ângela Carrato destaca que o apoio de Lula é fundamental para a campanha de Correia, pois a relação entre os dois não é oportunista e sim baseada em uma identidade de propostas. Se eleito, Correia terá todo o apoio do governo federal.
Jair Bolsonaro apoia o deputado estadual Bruno Engler, idealizador do movimento “Direita Minas”. A coligação “Coragem Para Mudar” reuniu apenas mais um partido, o PP. Ângela Carrato comenta que o apoio de Bolsonaro é complicado, pois o ex-presidente está envolvido em investigações e tem uma imagem negativa.
Romeu Zema e Alexandre Kalil se unificaram no apoio à candidatura de Mauro Tramonte. A especialista avalia que esses apoios mais complicam a campanha de Tramonte do que ajudam, pois Zema e Kalil estão mais preocupados com seu futuro político do que com a cidade.
As últimas pesquisas de intenção de votos mostram que Mauro Tramonte está em primeiro lugar, enquanto Rogério Correia e Bruno Engler estão empatados tecnicamente em segundo lugar. A especialista Ângela Carrato acredita que a tendência é de que a polarização nacional também se expresse nas eleições de Belo Horizonte.
Rogério Correia tem um plano de governo muito bem estruturado e adequado às demandas da cidade. Ele é professor de matemática e tem uma trajetória vinculada ao sindicalismo e aos movimentos populares. A especialista comenta que Correia conhece profundamente os desafios da capital e tem muito espaço para crescer.
Bruno Engler não nasceu em Belo Horizonte e conhece pouco a cidade. Ele apela para o conservadorismo e o moralismo, mas não tem clareza sobre como administrar a cidade. A especialista destaca que Engler não tem propostas claras para os principais desafios da cidade.
Mauro Tramonte é natural de Poços de Caldas e tornou-se conhecido na capital mineira principalmente por ser apresentador de um programa diário de televisão. A especialista avalia que as propostas de Tramonte para BH são muito fracas e que ele tem o apoio de duas figuras que poderiam ter sido importantes para resolver os problemas da cidade e não o fizeram.
A disputa pela prefeitura de Belo Horizonte é uma batalha entre três candidatos com projetos diferentes. A influência de Lula, Bolsonaro, e Zema pode ser decisiva na escolha do próximo prefeito. A especialista Ângela Carrato acredita que o candidato Rogério Correia tem um plano de governo bem estruturado e pode crescer na disputa